quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Metade é muito


Às vezes penso: quanta coisa já vivi. Se fosse listar o que já me aconteceu, não saberia nem por onde começar.

Infância? Os pés descalços, os primeiros amigos, a família... a escola, as "tias", merenda, lanche, recreio... cada natal, cada presente, cada aniversário. Cada choro, cada palmada....  Aprender a andar de bicicleta, cair, levantar. Cada série que cursei, um pequeno mundo que criei. Adolescência? Faculdade? Trabalho?

Um pequeno detalhe destranca uma porta esquecida na memória. Talvez fosse mais fácil separar as lembranças por sentidos... cada imagem, cada sabor, cada música que gostei... não, não... impossível!

As cidades, as casas que morei, poucas, eu sei, mas ricas em lembranças, em histórias.  E as pessoas? Quantas cruzaram meu caminho? Muitas delas nem mais vivas estão...

Cada amigo que perdi, cada parente que se foi. Entre eu e cada uma das incontáveis pessoas que conheci existe um "nós". Existe um nó. Alguns, bem atados. Outros, desfeitos.

E porque penso nisso?

Talvez porque já tenha vivido tanto, mas tanto, tenha tido tantas experiências, que já se tornou impossível lembrar de todas, catalogá-las, organizá-las. E ainda reclamamos da nossa curta existência...

Vivi apenas 30 anos. Só um terço, na melhor das perspectivas. Ou quase tudo, no pior dos casos. Mas vivi. Tão intensamente que, quando tento relembrar, fico perdido, fico agradecido. Não sei o que sou, de onde vim, pra onde que vou. E porque isso importa?

Há tanto tempo aí, disponível para se viver, que sempre acaba nos folgando algum para reclamar da nossa "efêmera" existência. Efêmera? É, somos ingratos.


7 comentários:

  1. Muito bom o texto!
    Vivi apenas 23 anos. Não vivi tudo que eu quis. Muita coisa ficou pelo caminho. Mas sigo em frente, mirando o futuro, acreditando em dias melhores!
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais.

    Vivi 22 anos (23, sábado dia 06). Algumas coisas queria viver de novo. Outras, jamais imaginei viver ou não quis mesmo viver.

    Mas todas as experiências me fazem o que eu sou, com qualidades ou defeitos. (^.^)

    Beijos na alma

    ResponderExcluir
  3. Vivi apenas 16 anos. Ainda viverei o tempo que me resta, o qual não sei se é muito ou pouco. Mas aprendi com as experiências vividas e sei que posso aprender muito mais. Os que se foram continua aflorar em meu coração e os que virão podem aflorar também. vivo acreditando que minha vida e o mundo possa melhorar e que tudo o que todo erro me faça precaver no futuro e todo acerto me faça feliz.
    e continuo vivendo... até chegar o fim...!
    Grande Abraço, obg por seguir meu blog: http://manoelbritto.blogspot.com/. Seguindo o seu também. Você escreve muito bem, com a alma. Gostei muito. Estarei sempre lendo.

    ResponderExcluir
  4. eu jefferson gostaria de parabénizar a todos que fazem esse blog e o que o blog do jefersonaraujosouza deseja a todos

    ResponderExcluir
  5. Amei seu muito texto as vezes me pego recordando tudo que já vivi e sinto muitas saudades...beijos

    ResponderExcluir
  6. Vivi 20 anos, e amoo a vida, adooro sentir o vento batendo no meu rosto e o sol esquentando meu corpo, alegria de saber que estou viva no MUNDO poqueno para tantas idéias. ;)

    ResponderExcluir